Equipamento de Proteção Individual (EPI)

Antes de iniciar qualquer trabalho, leve sempre em consideração o equipamento de proteção individual necessário; este irá depender da tarefa em questão e do produto a ser utilizado. Abaixo, é apresentada uma lista dos artigos mais comuns, além de diretrizes sobre as circunstâncias em que devem ser utilizados. Para mais informações, consulte os especialistas técnicos da International.


Máscaras faciais

O tipo de máscara a ser utilizada depende do perigo associado à tinta, da duração do trabalho, da quantidade de tinta utilizada e de onde o trabalho será realizado. A aplicação à pistola tem que ser feita usando máscaras faciais que cubram o rosto todo e utilizando uma proteção respiratória adequada. Por isso, recomenda-se que o trabalho seja apenas executado por profissionais com equipamento especializado.

Capacete

O capacete deve ser usado para proteger a cabeça, quando o processo de pintura for realizado em áreas onde haja o risco de queda de objetos ou de detritos.

Óculos de segurança e Óculos de proteção

Proteção ocular deve ser usada sempre que houver a utilização de tinta. O tipo de proteção necessária depende da tarefa a ser realizada. Os óculos de segurança evitarão o contato com pequenos respingos, enquanto os óculos de proteção oferecem proteção contra respingos maiores.

Botas de segurança

Ao pintar seu barco o uso de botas antiestáticas com biqueira de aço é aconselhável ; cobrindo, no mínimo, até ao tornozelo.

Luvas

Ao pintar seu barco, luvas em bom estado e resistentes a produtos químicos devem ser utilizadas. É necessário trocar as luvas com frequência e sempre que o interior das mesmas estiver sujo.

Vestimentas

Sempre que a exposição à tinta for potencialmente alta, é necessário usar vestimentas de algodão (no mínimo 60% de algodão) que cubram totalmente os braços e as pernas. Se o riso de exposição à tinta for baixo, podem ser utilizadas vestimentas descartáveis apropriadas.

Creme de Proteção

Um creme de proteção deve ser utilizado em toda a pele exposta que não pode ser coberta pelo equipamento de proteção. Contudo, o equipamento não pode ser substituído pelo creme.

Não utilize produtos à base de vaselina, pois a vaselina ajuda o produto a penetrar na pele.