Segurança e Saúde

Advertir sobre a Segurança e Saúde de nossos produtos é uma exigência legal e ocupa parte de nosso rótulo. Os termos usados são determinados pela lei e, frequentemente, são difíceis de entender. Esta seção foi criada para ajudar você a interpretar e entender os símbolos e frases que fazem parte de nossas publicações e rótulos. Além disso, incluimos informações mais detalhadas para tornar o processo de aplicação das tintas um trabalho mais seguro.


Antes de começar o trabalho, leia sempre o rótulo do produto. Cada embalagem contem símbolos e advertências que indicarão em que aspecto é necessário prestar mais atenção. Disponibilizamos também outras sinalizações detalhadas de segurança que ajudarão para que nenhum problema aconteça durante o processo de pintura.


Saúde Pessoal


Evitar a ingestão

Não se deve ingerir nem preparar alimentos ou bebidas nas áreas onde a tinta é utilizada ou armazenada. Nos casos de ingestão acidental da tinta, procure ajuda médica imediata. Mantenha o paciente em repouso e NÃO induza ao vômito.


Evitar a inalação

A inalação do vapor de diluente de tintas ou do pó do lixamento, podem ser reduzidas, utilizando um sistema adequado de ventilação ou de extração. Se isto não for suficiente, ou se está especificamente indicado no rótulo, um equipamento de proteção respiratória apropriado deve ser usado. Use uma máscara com cartuchos de reposição durante o processo de lixamento de anti-incrustantes antigos – nunca queime o anti-incrustante para tentar eliminá-lo, ou o lixe a seco, pois fumaças, gases ou pó contaminantes podem ser produzidos.


Nos lugares com pouca ventilação é necessário usar máscara de alimentação de ar ou uma máscara com filtros para vapores orgânicos. Os gases dos diluentes são mais pesados que o ar. Respirar esses gases pode provocar enjoo, embriagues, dor de cabeça, até desmaio. Leia o rótulo com atenção e assegure-se de usar as proteções recomendadas.


Pintar à pistola pode trazer riscos adicionais para a saúde. As vaporizações da pistola não devem ser, sob nenhuma hipótese, inaladas. Leia o rótulo com atenção e certifique-se de usar as proteções adequadas. Geralmente, uma máscara com alimentação completa de ar é a melhor proteção porque proporcionará ar limpo ao usuário do equipamento.


Evitar contato com os olhos

Durante a aplicação da tinta e quando existir risco de que a tinta respingue no rosto, uma proteção ocular deverá ser utilizada. Os óculos de segurança ou protetores oculares são econômicos, confortáveis e estão disponíveis na maioria das lojas de bricolagem. O uso da proteção ocular é o cumprimento da lei EN166. Se a tinta respingar nos olhos, recomenda-se enxaguá-los, separando a pálpebra, com água corrente limpa durante uns 15 minutos, e procurar ajuda médica.


Evitar contato com a pele

A pele pode sofrer irritação ao entrar em contato com a tinta. Sempre use luvas protetoras e roupa protetora durante a aplicação ou mistura da tinta. Utilize uma vestimenta para cobrir todo o corpo, braços e pernas. Pode ser usado um creme facial não oleoso. NÃO use cremes que contenham petróleo, pois o petróleo ajuda na absorção da tinta na pele. Retire os anéis, relógios, etc... antes de começar a trabalhar porque eles retem partículas de tinta e deixam-as em contato com a pele. Elimine qualquer tinta que tenha respingado na pele, lavando-a com água morna e sabão, ou com um sabão apropriado. Depois de lavar, aplique um hidratante para a pele. Nunca use diluentes para limpar a pele.


Risco de incêndio ou explosão

A maioria das tintas contem diluentes orgânicos - alguns evaporam quando a lata é aberta. Qualquer risco pode ser diminuído ao tomar as seguintes precauções:

  • Evite faíscas onde as tintas estiverem armazenadas, abertas ou sendo aplicadas.
  • Não fume.
  • Guarde a tinta em lugares secos ou bem ventilados, longe das fontes de calor ou do sol direto.
  • Mantenha a lata bem fechada.
  • Evite faíscas de metais, de aparelhos elétricos ligados ou desligados, ou de conexões elétricas defeituosas.
  • Não deixe espalhados panos com tinta , nem nos bolsos da vestimenta nem no lixo comum. Algumas tintas podem secar e auto incendiar.