Segurança e Saúde

Advertir sobre a Segurança e Saúde dos nossos produtos é uma exigência legal e ocupa uma parte da nossa rotulagem. Os termos usados são determinados pela lei, e frequentemente são difíceis de entender. Esta secção foi criada para ajudá-lo a interpretar, a entender os símbolos e frases que encontrará nas nossas publicações e rótulos. Além disso, incluimos informação mais detalhada para que a aplicação das tintas seja um trabalho mais seguro.


Antes de começar o trabalho, ler sempre o rótulo do produto. Cada embalagem contêm símbolos e advertências que indicarão onde se deverá prestar mais atenção. Também aparecem detalhadas outras advertências de segurança que ajudarão a que não aconteça nada ao usar as nossas tintas.


Saúde Pessoal


Evitar a ingestão

Não se deve ingerir ou preparar alimentos ou bebidas nas áreas onde se armazena ou se usa a tinta. Nos casos de ingestão acidental da tinta, procurar ajuda médica imediata. Manter o paciente em repouso e NÃO induzir ao vómito.


Evite a inalação

A inalação do vapor do diluente de tintas ou o pó da lixagem, podem ser reduzidos utilizando um sistema adequado de ventilação ou de extracção. Se isso não é suficiente ou, se está especificamente indicado no rótulo, deverá ser usado um equipamento adequado de protecção respiratória. Usar uma máscara com filtros de reposição quando se lixem os anti-incrustantes antigos – nunca queimar o anti-incrustante para tentar eliminá-lo, ou lixá-lo a seco, pois poderia produzir fumo, gases contaminantes ou pó.


Nos lugares com pouca ventilação é necessário usar máscara completa com alimentação de ar limpo ou uma máscara com filtros para vapores orgânicos. Os gases dos diluentes são mais pesados que o ar. Respirar esses gases pode provocar enjoo, embriaguês, dor de cabeça e inclusive desmaio. Leia o rótulo com atenção e assegure-se de usar as protecções recomendadas.


Pintar à pistola tem riscos adicionais para a saúde. As vaporizações da pistola não devem ser, sob nenhum conceito, inaladas. Leia o rótulo com atenção e assegure-se de usar as protecções adequadas. Geralmente, uma máscara completa com alimentação de ar limpo é a melhor protecção porque proporcionará ar limpo ao usuário do equipamento.


Evitar contacto com os olhos

Deverá ser usada uma protecção ocular durante a aplicação da tinta e quando existe risco de salpicar a cara. Os óculos de segurança ou protetores oculares são económicos, estão disponíveis na maioria das lojas de bricolage e são cómodos. Usar essa protecção ocular para cumprir a lai EN166. Se a tinta salpicar para os olhos, recomenda-se enxaguá-los com água corrente limpa durante uns 15 min, separando a pálpebra, e procurar ajuda médica.


Evite contacto com a pele

A pele pode sofrer irritação se entra em contacto com a tinta. Usar sempre luvas protetoras e roupa protetora durante a aplicação ou mistura da tinta. Utilizar um fato-macaco para cobrir todo o corpo, braços e pernas. Pode ser usado um creme facial não oleoso. NÃO usar cremes que contenham petróleo porque ajudaria a absorção da tinta na pele. Retirar os anéis, relógios, etc... antes de começar a trabalhar porque eles retêm partículas de tinta e deixam-as em contacto com a pele. Eliminar qualquer tinta que tenha salpicado a pele, lavando-a com água morna e sabão, ou com um limpador de pele aprovado. Depois de lavar, aplicar um condicionador/creme para a pele. Nunca usar diluentes para limpá-la.


Risco de incendio ou explosão

A maioria das tintas contêm diluentes orgânicos - alguns evaporam-se no ar quando se abre a lata. Qualquer perigo pode ser reduzido se tomadas estas simples precauções:

  • Evitar ligações onde as tintas estiverem armazenadas, abertas ou aplicadas.
  • Não fumar.
  • Guardar a tinta em lugares secos ou bem ventilados, longe das fontes de calor ou do sol direto.
  • Manter a lata bem fechada.
  • Evitar faíscas de metais, aparelhos eléctricos ligados ou apagados, ou conexões eléctricas defeituosas.
  • Não deixar espalhados trapos com tinta, nem nos bolsos do fato-macaco ou no lixo comum. Às vezes a tinta seca e pode auto incendiar-se.